Espaço Virtual para realização dos cursos de Aprimoramento das Equipes do NEaDUNI
O Curso de Extensão  Conexões sintáticas entre Libras e Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da escrita em Língua Portuguesa (LP)  dos acadêmicos e professores surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), do curso de Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Respectivas Literaturas (LLL) em modalidade de Educação a Distância (EaD), do Núcleo de Educação a Distância da Unioeste  (NEaDUNI). Propõe-se, primeiramente, observar o nível de escrita desses acadêmicos com o intuito de elaborar material didático em consonância com a interface Libras/LP,  referente ao componente curricular Sintaxe da Língua Portuguesa, com base na ementa proposta pelo Projeto Político Pedagógico (PPP), por meio da Resolução nº 237/2018-CEPE (UNIOESTE, 2018). Posteriormente, propõe-se a aplicação desse material didático objetivando o aperfeiçoamento do texto escrito dos acadêmicos e professores surdos. Esse curso nasce da necessidade de aproximar o surdo à norma culta da LP visto que ela trata, obrigatoriamente, de sua segunda língua conforme a Lei nº 10.436/2002.
O Fórum Estadual de Coordenadores de Polo do Paraná em colaboração com o Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB e o Núcleo de Educação a distância NEADUNI /UNIOESTE , da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, estão promovendo um Seminário intitulado: Desafios da Educação HÍbrida para o Sec. XXI. Além da temática apresentada para o evento, estaremos, também, comemorando os 15 anos do Sistema UAB, através do lançamento de uma Mídia Digital: facebook, integrada entre os Fóruns Estaduais e Nacional de Coordenadores de Polo UAB e de um concurso cultural para criação de um selo comemorativo alusivo a esta data.
O Evento ocorrerá por meio de Plataforma online síncrona, em quatro dias, às 19 horas, sendo eles:
Dia 23/11/21 Abertura Palestra com a temática: O Ensino Superior no Mundo Digital, ministra da pelo Professor Dr. João Carlos Relvão Caetano.
 Dia 24/11/21 Mesa Redonda realizada pelas Universidades Públicas do Paraná, com a temática: História e Futuro da Educação a Distância no Paraná.
 Dia 25/11/21 Mesa Redonda realizada pelos Polos da Universidade Aberta do Brasil UAB, com a temática: Os Desafios de Coordenar e Reinventar as Ações dos Polos do Sistema UAB.
 Dia 02/12/21 Encerramento e divulgação do vencedor do Concurso Cultural do selo comemorativo dos 15 anos da UAB.
LOGO UAB

A atividade de Extensão  denominada NEaDUNI REUNE PARCERIAS E ESTENDE OS BRAÇOS; DO LIXO AO CONFORTO DE UMA MORADIA SUSTENTÁVEL objetiva realizar uma experimentação junto às comunidades carentes e junto aos assentamentos, com o intuito de desterritorializar conhecimentos que foram adquiridos no decurso da formação pela modalidade EaD, do curso de Tecnologia em Administraçao Pública, para dar testemunho da qualidade do curso que fizemos e demonstrar que a Universidade pode realizar bons trabalhos que nasceram nas componentes curriculares dos cursos e extender ações que visem o bem comunitário. Assim, a partir da  componente curricular: GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL, ministrada pelo Professor Dr. Geysler Régis Flor Bortolini, nasce o referido projeto apresentado por um estudante do referido curso, com os objetivos de desenvolver o aprendido, junto às comunidades da periferia e assentamentos, para demosntrar as possibilidades de desterritorializar conhecimentos adquiridos por meio dos estudos propiciados pela modalidade EaD para que ao reterritorizalizarem-se em forma de relatório demosntrem que o conhecimento deve sempre gerar novos conhecimentos, parcerias e ações que visem o bem comum. Juntando parcerias com os cursos de engenharia civil e elétrica, gestão pública, letras, e administração rural da Unioeste, em soma com líderanças políticas e  comunitárias,bares e restaurantes, associação de artesãos de Cascavel e outras, pois, pretendemos realizar o referido projeto a partir da coleta de garrafas pet e outros produtos recicláveis e, assim construir casas e moveis, (https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=casas+de+garrafa+pet), para as mesmas como promover a iluminação por meio do projeto naciona Litro de Luz. (https://www.litrodeluz.com/).

 

 

Objetivo Geral: Mobilizar a comunidade acadêmica, de professores da educação básica, da educação especial, gestores, pedagogos, famílias, para que possam desenvolver uma educação inclusiva e colaborativa.
Objetivos Específicos:
Promover um ciclo de palestras com profissionais que venham colaborar com suas pesquisas no desenvolvimento ao ensino inclusivo.
Estreitar o diálogo entre os participantes por meio dos fóruns de discussão.
Ampliar as reflexões quanto ao desenvolvimento da potencialidade das pessoas com necessidades especiais.
Estudar textos e incentivar debates em grupos para aperfeiçoamento das teorias e práticas voltadas para educação inclusiva.
Desenvolvimento:
Ciclo de palestras com transmissão ao vivo via Youtube (participantes síncronos) e disponível no Ambiente Moodle (participantes assíncronos).
Fóruns de discussão de acordo com cada temática das palestras.
Filme para debate com intuito de refletir sobre questões cotidianas na vida de um autista.
Grupos de estudos com mesa redonda e leituras de textos para ampliação das pesquisas e ações voltadas as experiências ao ensino colaborativo.

Este curso cuja parceria dá-se entre o NEaDUNI/ Unioeste e o  NRE de Foz do Iguaçu e visa atingir Pedagogos que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA rede estadual NRE/Foz, tem como Objetivos

  • Compreender a organização da nova estrutura da EJA, bem como os encaminhamentos pedagógicos, e as mudanças que ocorreram na modalidade de ensino, e como está organizada na teoria e como deverá ser aplicação na prática.
  • A partir do conhecimento adquirido nos estudos, construir uma ementa, para formação dos professores de forma que possa fortalecer e nortear a organização e o trabalho pedagógico na EJA.

Este Curso objetiva acolher e aprimorar conhecimentos sobre realização de aulas, atividades,  web-conferências, vídeo-aulas, avaliações e outros procedimentos, para a modalidade de Educação Mediada EaD, do NEaDUNI.

PROGRAMA DOS CONHECIMENTOS A SEREM ESTUDADOS

Conceitos de: Ecologia Cognitivo-Digital;

Inteligência Coletiva;

Processos de aprendência;

O funcionamento dos Sistemas da Unioeste: Esclarecimentos e dúvidas

Experimentação Pedagógica;

Os signos da Aprendência e os níveis do conhecimento;

Situações de Aprendência (SIA)

Critérios de avaliação.

Data: 22 de fevereiro a 10 de abril de 2021 (14h00 às 16h00)

Duas horas online  que serão somadas a outras off-line

MINISTRANTES:

Profa. Dra. Beatriz Helena Dal Molin ( PHD)

Prof. Dr. Cássio Frederico Moreira  Druzziani ( PHD)

Profa. Mestre Jacqueline Angelo Denardin

Profa. Dra. Marciana Pelin Kliemann